sexta-feira, 26 de junho de 2009

Porsche 911 Turbo Cabriolet

O primeiro carro de competição da Porsche impulsionado por um motor turbocomprimido foi lançado no começo dos anos 70. O motor de 12 cilindros no legendário 917 usava um sistema bi-turbo para atingir impressionantes 1.000 cavalos de potência. Em 1972, o 917/10 com motor de 5,0 litros competiu no Campeonato Norte-Americano CanAm. Na temporada seguinte, o 917/30, desenvolvendo 1.100 cavalos a partir de um motor 5,4 litros, tornou-se o Porsche de competição mais potente da história.Esta inestimável experiência em corridas inevitavelmente influencia na forma como desenvolvemos nossos carros de rua. Apenas um ano depois, em 1974, nasceu o 911 Turbo. Este foi considerado um empreendimento ousado da Porsche, principalmente por conta da crise do petróleo em 1973. Como a história mostraria depois, esta foi a primeira de muitas surpresas na evolução deste carro legendário.O 911 Turbo original contava com rodas mais largas e spoilers especialmente projetados para ele. Este refinamento aerodinâmico era um pré-requisito essencial devido ao aumento do desempenho do motor. Desenvolvendo 260 cavalos, o primeiro 911 Turbo podia acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5.5 segundos. O torque de 343 Nm era impressionante para um motor de 3,0 litros. Essa espetacular performance exigia uma caixa de câmbio com marchas reforçadas. Assim começou um novo tipo de Porsche que logo adquiriu o status de mito.O segundo 911 Turbo, lançado em 1977, desenvolvia 300 cavalos de potência em um motor de 3,3 litros. O desempenho dos freios era tão impressionante quanto o do motor graças às pinças de alumínio com quatro pistões e os discos de freio perfurados.Em 1987 o 911 Turbo deu origem ao 911 Turbo Cabriolet e ao 911 Turbo Targa. Naquela época, a opinião do público se dividiu sobre a necessidade de um modelo conversível para o veículo. Para a maioria, o 911 Turbo era um autêntico carro de corridas – que deveria essencialmente ter um teto fixo. Em 1989 o modelo Cabriolet saiu de linha e foram necessários 14 anos para o público mudar de opinião e ter de volta este mito.Em 1993, a Porsche lançou o 911 Turbo para consagrar os carros com tração traseira. Baseado na plataforma do 964, este carro usava um motor de 3,6 litros que era capaz de alcançar 360 cavalos de potência. Seu sucessor, o 993, lançado em 1995, determinou novas marcas no que dizia respeito a performance de ‘supercarros’. A tração integral trouxe melhorias em segurança ativa para o carro, bem como deixou a condução do carro mais precisa. Os dois canos de escape ofereciam melhor resposta e desenvolvimento harmônico da potência. Este foi o último 911 Turbo com motor refrigerado a ar e tinha potência de 408 cavalos em um motor de 3,6 litros.O primeiro 911 Turbo com motor refrigerado à água foi o 996, lançado no ano 2000. Equipado com tração integral, ele já usava o sistema VarioCam Plus para garantir melhorias na economia de combustível. A capacidade do motor passou para 3,6 litros, que desenvolviam 420 cavalos e 305 km/h de velocidade máxima.Em 2003 o 911 Turbo passou a oferecer novamente a sua versão Cabriolet - que tinha sido descontinuada da linha em 1989. Uma das características mais marcantes dessa nova fase do modelo é que a velocidade máxima do carro pode ser atingida mesmo com a capota aberta. Para muitos, o máximo que se pode ter em um carro esportivo conversível.O 911 Turbo S (da geração 996) foi lançado em 2004 e com uma potência de 450 cavalos. Essa evolução também está disponível nos modelos coupé e Cabriolet.Atualmente o Turbo está na sua sexta geração: a 997. Disponível nas versões 911 Turbo e 911 Turbo Cabriolet, um aspecto continua o mesmo desde o seu lançamento: eles têm um charme próprio. Combinando o máximo de desempenho com conforto e estilo, o 911 Turbo é uma obra prima da engenharia Porsche.


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