O desenho da dianteira do 911 foi revisado para compensar o aumento na demanda de refrigeração para motor e freios. As entradas de ar maiores, possibilitam um grande fluxo para o radiador e conjuntos de freio dianteiros.Já as saídas de ar no capô têm papel importante para a pressão aerodinâmica na parte frontal do veículo. O fluxo de ar que passa pelo radiador é conduzido sobre todo o restante do carro, aumentando o downforce e melhorando a dirigibilidade. A importância do ar no desempenho do 911 GT2 também fica clara pelas largas entradas de ar na lateral do carro, que servem para refrigerar as turbinas.Na parte traseira, uma asa fixa melhora ainda mais a estabilidade do carro em alta velocidade. Quando o veículo acelera, o ar é forçado a passar sobre o spoiler traseiro e também sobre o motor turbocomprimido. Esse efeito é peça chave na eficiência do motor boxer. A partir do momento que o ar é levado para dentro das turbinas, menor é a resistência dos compressores e a pressão contrária nos tubos de escape, o que significa melhor desempenho.A tampa do motor, que leva o logo do GT2, é feita em fibra de vidro e reforçada com plástico, diminuindo o seu peso. As saídas de escape, em titânio, estão elegantemente incorporadas ao pára-choque traseiro - que ainda tem as saídas para o ar quente que sopra do motor.O resultado de todas essas modificações é um coeficiente aerodinâmico reduzido para 0.32. Para quem está ao volante, significa melhor aderência, estabilidade e dirigibilidade. Técnica e visualmente, o resultado é o mesmo: uma máquina com ar de velocidade.
O motor boxer de seis cilindros é compacto e oferece excelente carga dos cilindros e torque, além de ótimo equilíbrio e vibração mínima. Com os cilindros colocados horizontalmente no mesmo lado do virabrequim, o layout é a chave para o baixo centro de gravidade do carro. O cárter é dividido em duas partes principais, cada uma contendo um banco de cilindros. O virabrequim funciona dentro de oito rolamentos e é comandado por hastes de conexão. Para melhorar a durabilidade, usamos pistões de alumínio forjado com lubrificação individual por spray de óleo. Os benefícios incluem menos resistência à fricção e longa vida útil.As cabeças dos cilindros são feitas em metal de baixo peso e muito resistente às altas temperaturas. Cada banco de cilindros conta com dois comandos de válvula monitorando as quatro válvulas de cada cilindro – duas de admissão e duas de escape. As válvulas são posicionadas em V e garantem um eficiente design de molas duplas. A performance do motor é melhorada pela combinação do sistema de Geometria de Turbina Variável e do VarioCam Plus (com tempos de válvula variáveis). Os benefícios não se limitam apenas ao ganho de potência e torque, mas também contam com menor índice de emissões e economia de combustível.
O novo 911 GT2 é equipado de série com o PCCB, sigla em inglês para discos de freio compostos de cerâmica (Porsche Ceramic Composite Brake) - um sistema que já provou sua eficácia nas altas exigências das pistas de corridas, como por exemplo, nos carros da Porsche Supercup.Com 380 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e 350 mm nas traseiras, os discos aumentam significativamente o potencial de frenagem. Eles são feitos um processo no qual a fibra de carbono é siliciada à vácuo a 1.700ºC. Resultando em um material muito mais duro e resistente que qualquer metal. Dessa maneira, os discos mantém suas propriedades dimensionais e de estabilidade mesmo quando usados sob altas temperaturas. A cerâmica ainda garante total resistência à corrosão e diminui o nível de ruído dos freios.As pastilhas são montadas em pinças monobloco de alumínio com seis pistões - e com quatro pistões nas rodas traseiras. A frenagem não fica apenas mais forte, mas também muito mais equilibrada e consistente. O pedal responde mais rápido aos comandos, que exigem menos aplicação de força.A grande vantagem do PCCB é que seu peso total é aproximadamente 50% menor que um sistema semelhante com discos de metal. Ele é todo pensado na economia de materiais, que resulta em melhor desempenho, economia de combustível e diminuição de massas rotativas. Além de melhorar, é claro, o conforto e a agilidade ao dirigir.É importante salientar que o uso em condições extremas de pista, reduz significativamente a vida útil e a durabilidade de pastilhas e discos. Por isso, a Porsche recomenda que todo o sistema seja inspecionado por profissionais - e substituído, quando necessário - depois de cada evento em pista.
O 911 GT2 está de acordo com todas as normas vigentes para segurança em caso de colisões frontais, laterais, diagonais ou na traseira.A carroceria reforçada possui uma resistente célula de proteção aos passageiros. Na frente essa célula é protegida por um sistema patenteado de barras longitudinais e transversais. No caso de um acidente, a energia é absorvida em três níveis seguidos, que dispersam a força do impacto e minimizam a deformação da célula principal.Outra característica é uma longarina rígida feita em aço de alta resistência. Esse elemento foi desenhado para absorver a força de um impacto e, dessa maneira, proteger a zona dos pés dentro do carro. No caso de uma colisão menor, um sistema de peças facilmente substituíveis é quem absorve o impacto - prevenindo a estrutura da carroceria de um dano maior.As portas também são reforçadas de modo que melhoram a rigidez do carro como um todo. Um outro grupo de amortecedores de impacto é usado para canalizar a energia de uma colisão para a parte de cima do carro, garantindo mais uma vez a integridade dos passageiros.
O sistema de airbags - com seis bolsas ao todo - foi especialmente desenvolvido para o 911 GT2. Os airbags principais, na frente, possuem dois níveis de inflação - que estufa cada bolsa separadamente de acordo com a força e a natureza do impacto (frontal ou diagonal, por exemplo). No caso de uma colisão em baixa velocidade, o airbag é inflado parcialmente para minimizar o desconforto dos passageiros.A unidade de controle do sistema é montada no túnel central do carro - e recebe informações de um par de sensores colocados na região dos faróis. Dessa maneira, a análise da colisão e a maneira como os airbags devem ser acionados é feita mais rapidamente.
Sigla (em inglês Porsche Side Impact Protection) representa o sistema de impacto lateral desenvolvido pela Porsche - e que equipa de série o 911 GT2. Assim o carro possui dois airbags adicionais para cada banco dianteiro. Um para a cabeça, localizado nas portas; e um para o tórax, colocado nos flancos dos bancos esportivos que equipam o carro.Além de oferecer muito mais apoio para o corpo, esses bancos também garantem maior segurança no caso de um acidente - mais até que os bancos esportivos convencionais. Com um volume de oito litros cada, os airbags de tórax e cabeça garantem proteção independente do ajuste de banco utilizado. O pacote POSIP é reconhecido pelas etiquetas de instrução colocadas nas portas.
O sistema de iluminação do 911 GT2 utiliza a última tecnologia de faróis xenon para alcançar uma luminosidade tão boa quanto a luz do dia. Os faróis principais garantem um feixe de luz abrangente e uniforme, melhorando a segurança em qualquer tipo de piso e, especialmente, nas chamadas curvas cegas.O brilho do sistema - que alimenta as luzes com gás - é praticamente o dobro daquele oferecido por uma lâmpada halógena comum. E no 911 GT2 o sistema de limpeza também é incluso como item de série.Os indicadores horizontais nas entradas de ar dianteiras usam a tecnologia de LEDs para dar mais brilho e visibilidade.
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